terça-feira, 4 de maio de 2010

Uma madeira que contribui para “manter a floresta em pé”

Extrair madeira da floresta pode contribuir para manter a floresta em pé?
Um paradoxo aparente que deve ser explicado.

Nas décadas passadas, o desmatamento contínuo das florestas nativas da Amazônia para tirar madeira, instalar cultivos ou criar gado, foi um fato. Por razões históricas (criação do pólo industrial de Manaus) e logísticas (poucas estradas), as florestas do Amazonas ainda foram pouco desmatadas. Porém, basta ver um mapa do “arco do desmatamento” para observar que a pressão sobre as florestas nativas no Amazonas esta crescendo.

Diante dessa situação é possível assumir duas posturas clássicas:

  • uma que acredita não haver alternativas para evitar o desmatamento, e, até, acredita que a Amazônia deveria tornar-se o graneiro do mundo (inaceitável, quando se considera as conseqüencias socio-econômicas, ambientais e climáticas);
  • outra que entende que o Estado deve garantir que ninguém toque nas florestas (irrealista, quando se lembra que o Estado tem 153 milhões de hectares, e que tem comunidades que moram nas florestas).

Uma postura alternativa consiste em promover o uso sustentável da floresta por parte e em benefício de seus moradores. Essa postura baseia-se:

  • na hipótese de que os moradores, tendo um interesse econômico na extração contínua de riquezas da floresta, serão diretamente incentivados para que cuidem da floresta;
  • nas experiências em curso que demostram que é técnica e economicamente possível usar a floresta de forma sustentável;
  • no pressuposto de que o poder público pode criar um ambiente jurídico legal e socio-econômico que incentive e viabilize a adoção dessas práticas sustentáveis.

Com tais pressupostos, a difusão do manejo florestal sustentável pode ser vista como uma ferramenta poderosa em prol da defesa da floresta, e a valorização no mercado da madeira manejada se torna uma condição e um vetor de proteção da floresta.

retirado so site: www.florestavivaamazonas.org.br/madeira_manejada.php

3 comentários:

  1. Parabéns... o blog está otimo... eu nao sei sobre o bosque dos papagaios... mais t6odas essas palestras que eu assisti estavam otimas.

    Gercilene Gonçalves do Nascimento

    ResponderExcluir
  2. O DESMATAMENTO É UMA QUESTÃO POLÊMICA DEMAIS CORTAR UMA ÁRVORE E PLANTAR DE NOVO É EXPLORAR MAS CORTAR UMA ÁRVORE E DEIXAR POR ISSO MESMO É DESTRUIR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ESSA POSTAGEM TÁ LEGAL TIREI VÁRIAS DÚVIDAS VALEU PAULO SE NAWN FOSSE VC ESTARÍAMOS SEM BLOGG VALEU MESMO

    ResponderExcluir
  3. Olá professor! Também sou professora e criei um blog a fim de oferecer uma situação metodológica diferenciada aos meus alunos. Os resultados desse trabalho será apresentado na próxima semana na UFRR como parte da conclusão da especialização de mídias na educação. Gostaria de saber se você autoriza utilizar o seu trabalho como referência? Caso sua resposta seja positiva, gostaria que você gentilmente me enviasse um breve relato do mesmo. Desde já lhe agradeço.
    France Pimentel

    ResponderExcluir